domingo, 24 de maio de 2020

Caderno 3 - 7° Anos

2° Bimestre
O caderno 3 contempla conteúdos do 2° bimestre, organizado para atender as aulas online de 15/06 a 16/07. Aqui nesse espaço, você encontrará vídeos aulas e acesso ao Caderno 3 online, onde você responde no próprio formulário e os professores recebem suas respostas automaticamente, qual o programa fará a correção, otimizando o trabalho e não será preciso o retorno a escola para entrega. No email cadastrado ao aluno receberá um feedback, podendo retornar aos alunos por email tirando suas dúvidas.
        Sucesso a todos!

Clique na Disciplina e Responda online:
Importante: Primeiramente responda no seu caderno e só digite no formulário quando for enviar (lembrando que só pode ser enviado uma única vez as respostas).


ORIENTAÇÕES GERAIS AOS PAIS E ALUNOS
PROPOSTA DE ATIVIDADE LÍNGUA PORTUGUESA - 7º ANO ............Clique aqui para realizar online
PROPOSTA DE ATIVIDADE MATEMÁTICA - 7º ANO ......................Clique aqui para fazer online
PROPOSTA DE ATIVIDADE – HISTÓRIA – 7º ANO...........Clique aqui para realizar online
PROPOSTA DE ATIVIDADE GEOGRAFIA GERAL - 7º ANO ..........Clique aqui para realizar online
PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA REGIONAL – 7º ANO ............Clique aqui para realizar online
PROPOSTA DE ATIVIDADE CIÊNCIAS - 7º ANO ...................Clique aqui para realizar online
PROPOSTA DE ATIVIDADE ARTE - 7º ANO ........................Clique aqui para realizar online
PROPOSTA DE ATIVIDADE EDUCAÇÃO FÍSICA - 7º ANO ...............Clique aqui para realizar online
PROPOSTA DE ATIVIDADE LINGUA INGLESA - 7º ANO ...............Clique aqui para realizar 

online Clique aqui para Impressão do Caderno III









Orientações e Vídeos Aulas referentes ao Caderno III
Prezado(a) aluno(a), a videoaula a seguir apresenta o conceito e exemplos dos usos e significados das preposições e irá auxiliá - lo (a) a responder as questões 8, 11 e 12 do III Caderno de atividades.
Observação: Na videoaula a palavra fluminense aparece escrita de forma incorreta (fluminence), porém o correto é fluminense. 


Bom estudo!


Grata! 
😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃

Olá, pessoal.
Espero que todos estejam bem!
Sou a Ana Paula Ramalho, professora de Língua Portuguesa do 7º ano D e E.

A seguir vou disponibilizar dois links de vídeos que contemplam os conceitos de substantivo e adjetivo. O objetivo aqui  é dar suporte para vocês responderem   os exercícios 2 e 8 do caderno de atividades. Esses exercícios estão nas páginas 3, 5 e 6.

O vídeo a seguir apresenta o conceito de substantivo.

O vídeo a seguir apresenta o conceito de adjetivo.

O vídeo a seguir apresenta a diferença entre substantivo e adjetivo.

Em breve disponibilizarei videoaulas  contemplando o conteúdo acentuação gráfica.
Bom estudo!

PROFESSORA MILENA
Dúvidas me procure pelo Mensseger 
https://m.facebook.com/millena.leite.9237?ref=wizard

😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃

Vídeos Aulas - Professora Valéria

Parte 1 - Explicação

Parte 2 - Explicação

Parte 3 - Explicação
😃😃😃😃😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄
Orientações da Professora Ana Paulal

 Caros alunos, a videoaula a seguir tem com objetivo auxiliá-los a responderem os exercícios 10 a 12 do II Caderno de atividades 2020. Nela são apresentados os conceitos de sílabas átonas e tônicas e a explicação das regras de acentuação gráfica. 
Bom estudo!

Professora Ana Paula Ramalho
https://www.youtube.com/watch?v=vmKggNWVvtU
Olá, alunos do 7ºH e 7ºI.
😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃
Sou a Professora Gleice, de Língua Portuguesa. Assumi recentemente as aulas, portanto a partir de agora, vocês receberão materiais e vídeos feitos ou separados por mim.
Será um prazer encarar com vocês esse estudo por meio digital. Vamos lá, então?

Bom, para a resolução de algumas questões do Caderno 2, vocês precisam conhecer sobre a acentuação gráfica. Por isso, assistam a esse vídeo (ele é divertidinho):

https://www.youtube.com/watch?v=Sy_LUnePfRE

Depois de assistirem, coloquem o conhecimento em prática, acessando esse quiz. É bem fácil, é só clicarem na resposta que vocês julgarem correta e depois clicar em “conferir resposta”. Assim, vocês poderão saber onde erraram e se erraram. Depois, então, podem fazer as atividades do Caderno 2.

https://rachacuca.com.br/quiz/40014/exercicios-de-regras-de-acentuacao-grafica-i/

TENHO CERTEZA DE QUE VOCÊS IRÃO MUITO BEM!





👩🏻‍🏫Olá , 7°E. Sou a professora Gilcelli de matemática e nossas atividades para essa semana são: 1, 2, 3 e 4 que estão entre as páginas 12 e 19 do caderno de atividades II
. 📺 Assista com atenção esse vídeo antes de começar a responder os exercícios :

📚Leia com muita atenção o material de apoio desse caderno de atividades e sempre que sentir alguma dúvida, releia e refaça os exemplos.
.
Site para leitura e compreensão: 
.
Site adicional para treinamento e consulta:

.
📒Se você tem impresso, responda no próprio material. 
Se não tem impresso... 
✏️Copie e responda as questões  no seu caderno de Matemática. 
💡Tirem suas dúvidas das 7h às 11h - segunda e terça - feira e assim que terminarem as atividades, enviem no Messenger as fotos das atividades feitas para a correção.

😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃

Olá queridos alunos dos 7⁰ anos F e I!  
Estou com muitas saudades das aulas, mas enquanto elas não voltam, estou gravando aulas para que ajudem vocês nas atividades  e surgindo dúvidas podem me procurar ou deixar nos comentários dos vídeos. Ah não deixem de se inscrever em nosso canal no Youtobe!
Professor Rodolfo


Vídeo Aula - Números Inteiros
Professor Rodolfo - Canal Alfa

😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃

Material explicativo para realização das atividades de Matemática dos 7 anos.
A IDEIA DE NÚMEROS INTEIROS. Para a realização das atividades de caderno de atividades II.
Explicação sobre o conjunto dos números inteiros ou como muitos colocam números negativos. 
Explicação complementar para o conjunto dos números inteiros. 
Com auxílio deste dois vídeos, as atividades do caderno II poderá ser realizada com sucesso.

Vídeo sobre Atletismo - Professor Ednaldo
😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃

Assistam a Vídeo Aula com a explicação das atividades:

Vídeo Aula - Professor Miguel

Arte





Vídeo Aula- Professora Margareth 




Clique nos Links abaixo, para visualizar os Slids de explicação dos conteúdos:


😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄


VIDEOS AULAS EXPLICANDO OS CONTEÚDOS DO CADERNO II - História Professora Bianca







Ciências 



ORIENTAÇÕES PARA OS ALUNOS DOS 7º ANOS - GEOGRAFIA GERAL 
Professores: Ana Rosa, Estela, Jose Carlos e Leandra.
Queridos alunos como vocês estão? Esperamos que estejam bem!
Vamos começar nossos estudos falando sobre Fontes de Energia. Iremos aprender sobre as fontes que são renováveis e não renováveis. Sobre o tema será destacado sua origem, vantagens e desvantagens ao meio ambiente, ao fornecer energia. 
Se você imprimiu a apostila poderá responder nela, se não conseguiu pode copiar as questões no caderno.
Para responder as questões vocês irão precisar efetuar a leitura do texto e assistir aos vídeos que auxiliaram no conhecimento do tema proposto. Abaixo segue o link para o vídeo.
Vamos assistir ao vídeo e entender melhor sobre a origem dos tipos de energia renováveis e não renováveis identificando cada uma de acordo com sua característica.
SE PRECISAR DE AJUDA, TEREMOS O MAIOR PRAZER EM ATENDE-LO. NOS ENVIEM MENSAGEM PELO MESSENGER E VAMOS CONVERSAR.



https://www.youtube.com/watch?v=lQRWE1k9nCw

GEOGRAFIA REGIONAL 

ORIENTAÇÕES PARA OS ALUNOS DOS 7º ANOS - GEOGRAFIA REGIONAL 
Professores: Ana Rosa, Estela e Leandra.
Queridos alunos como vocês estão? Esperamos que estejam bem!
Esta semana vamos responder os primeiros os exercícios sobre hidrografia e vegetação do Estado de Mato Grosso do Sul, referente o caderno de atividades da disciplina de Geografia Regional.
Se você imprimiu a apostila poderá responder nela, se não conseguiu pode copiar as questões no caderno.
Para responder as questões vocês irão precisar efetuar a leitura do texto e assistir aos vídeos que auxiliaram no conhecimento do tema proposto. Abaixo segue os links para os vídeos.
Vamos relembrar o conceito de bacias hidrográficas para facilitar o entendimento sobre a hidrografia do MS.
Vamos aprender sobre a bacia hidrográfica do Paraguai e suas características principais.
Vamos estudar sobre os tipos de vegetações que existem no Estado de Mato Grosso do Sul, destacando o cerrado vegetação predominante em território sul-mato-grossense.
SE PRECISAR DE AJUDA, TEREMOS O MAIOR PRAZER EM ATENDE-LO. NOS ENVIEM MENSAGEM PELO MESSENGER E VAMOS CONVERSAR.


Caderno 3 - 6° Anos

2° Bimestre
O caderno 3 contempla conteúdos do 2° bimestre, organizado para atender as aulas online de 15/06 a 16/07. Aqui nesse espaço, você encontrará vídeos aulas e acesso ao Caderno 3 online, onde você responde no próprio formulário e os professores recebem suas respostas automaticamente, qual o programa fará a correção, otimizando o trabalho e não será preciso o retorno a escola para entrega. No email cadastrado ao aluno receberá um feedback, podendo retornar aos alunos por email tirando suas dúvidas.
        Sucesso a todos!

Clique na Disciplina e Responda online:
Importante: Primeiramente responda no seu caderno e só digite no formulário quando for enviar (lembrando que só pode ser enviado uma única vez as respostas).

Clique na Disciplina e Responda online:

PROPOSTA DE ATIVIDADE LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ANO ...........Clique aqui para acessar o Caderno 3 online de Língua portuguesa
PROPOSTA DE ATIVIDADE MATEMÁTICA - 6º ANO .................Clique aqui para realizar online
PROPOSTA DE ATIVIDADE – HISTÓRIA – 6º ANO .............Clique aqui para realizar online
PROPOSTA DE ATIVIDADE GEOGRAFIA - 6º ANO ..............Clique aqui para realizar online
PROPOSTA DE ATIVIDADE CIÊNCIAS - 6º ANO ............Clique aqui para realizar online
PROPOSTA DE ATIVIDADE ARTES - 6º ANO ..............................Clique aqui para realizar online
PROPOSTA DE ATIVIDADE EDUCAÇÃO FÍSICA - 6º ANO .........Clique aqui para realizar online
PROPOSTA DE ATIVIDADE LINGUA INGLESA - 6º ANO .............Clique aqui para realizar online

Cliqui aqui para acessar o Caderno III do 6° ano






Orientações e Vídeos Aulas referentes ao Caderno III


😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😄😃😄😄😄😄😄😄

Explicação das últimas atividades do Caderno II pela professora Ana Carla

Professora Milena
Dúvidas me procure pelo Mensseger 

Professora Lucimar - Video Novo 08/06




PROFESSORA ANA CARLA

Caros alunos, segue o vídeo de explicação das atividades, neste caderno usaremos mais o Google sala de aula para responder às atividades, SERÃO AS MESMAS DO CADERNO, só que uma vez respondendo por lá conseguirei acompanhar suas atividades e fazer correções, quem não tiver acesso pode responder no próprio caderno e aguarde orientações para entregar o caderno para correção mas enfoco que quem puder entrar no Google sala de aula e responder por lá teremos um canal melhor para tirar dúvidas. Abraços! E qualquer dificuldade é só chamar pelo chat do Facebook ou pelo Google sala de aula para atendimento. Prof. Gil
😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀



Vídeo Aula da Professora Lucimar




Orientações e Vídeos Aulas referente às Atividades do Caderno III


Vídeo Aula de Matemática - Professor Maycon

Orientações e Vídeos Aulas referentes ao Caderno III 

😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😄😄😄😄😄😄😄😄





Professora Elisângela 




Ciências 


Orientações e Vídeos Aulas referentes ao Caderno III 

https://www.youtube.com/watch?v=I9ehzo2rC8c (Teoria celular e microscopia);
https://www.youtube.com/watch?v=0EK-Udaau6Y (A célula e suas organelas);
https://www.youtube.com/watch?v=ceBTkTV5jgo (Níveis de organização).


Professoras Renata, Eny e Ana Carolina.

Pais / Responsáveis e Alunos(as)
Sou a professora Ana Carolina da disciplina de Ciências dos 6°F/9ºB-química/9ºC-química (MATUTINO) e 6ºD/ 9ºD-Física (VESPERTINO), 
Comunico a vocês que retornamos para mais um ciclo, ainda em isolamento e desejo a cada um boas vindas e ótimo retorno para nós.
Sei que não está sendo fácil esse período, mas estamos aqui para atendê-los da melhor maneira possível.
E por isso continuo pedindo a colaboração para que realizem as atividades.
Sei que posso contar com o empenho de vocês.
Continuaremos com os mesmos mecanismos de comunicação e aqueles que tiverem dúvidas me procure pelo Facebook (privado) Ana Carolina Rosa https://www.facebook.com/anacarol.weverton
Tirem fotos das atividades realizadas, e envie por Facebook para que possa fazer a devida correção.
Estarei sempre sugerindo textos, vídeos através do blog para que façam em casa e entendam bem o conteúdo
Lembrem-se que estarei aqui, pode contar comigo.
Para ter o controle de tudo o que vocês fazem cada semana irei mostrar o que deverão responder ok, sempre com os vídeos para ajudar na resolução.
6º ANO D e F
Os exercícios do caderno de atividades dos alunos do 6º ano são referentes a ROCHAS, que poderão ser respondidos através da consulta de textos e vídeos. 
Para essa semana vocês irão assistir o vídeo Tipos de Rochas presente no link https://www.youtube.com/watch?v=XbjjmhfepXk. Após, farão a leitura do texto Rochas e responder as perguntas 1, 2 e 3.
O link a seguir explica com deve ser feito https://www.youtube.com/watch?v=KDf9-ms-_kA&t=17s

Bons estudos!!!
😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀
No período de 22/05 a 10/06/2020, os alunos serão assistidos por teletrabalho devido a pandemia causada pelo Covid-19 e conforme decreto n. 14.189 de 15 de Março de 2020.
Foi criado, no mês de Abril/2020, um grupo de professores, por área, no Whatsapp, para postagem de sugestões de exercícios a serem integrados no novo caderno de atividades, no 2º bimestre, deste corrente ano. Ainda neste mesmo mês foram confeccionados os cadernos de atividades para o 2º bimestre. Estes serão enviados, em pdf, ao professor, no Whatsapp da escola e também disponibilizados, a partir de 25/05/2020, no blog da escola, cujo endereço eletrônico é: https://atividadescurricularesdomiciliares.blogspot.com/?m=1.
No e-mail da coordenação, será enviado links de vídeos para auxiliarem na compreensão dos conteúdos abordados neste novo caderno de atividades. Links dos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=ewmZ6eD-ALg (Fósseis e tipos de fossilização);
https://www.youtube.com/watch?v=BygsXUqwgI4 (Tipos de solo e sua formação).
 Pelo Messenger (Facebook da escola) serão dadas orientações aos pais e alunos sobre como proceder com as atividades propostas no novo caderno de atividades e seus respectivos recebimentos para correção.


ARTE


Professor Gilvano
(Apresentação)


Qualquer dúvida estou à disposição para tirar dúvidas pelo Mensseger 
https://www.facebook.com/gilvano.geografia

Queridos alunos como vocês estão? Esperamos que estejam bem!
Esta semana vamos responder as primeiras 4 questões do caderno de atividades da disciplina de Geografia.
Se você imprimiu a apostila poderá responder nela, se não conseguiu pode copiar as questões no caderno.
Vocês vão precisar do livro didático e para auxiliar na resolução das atividades também será necessário assistir aos vídeos sugeridos abaixo.

Na questão número 1, você precisa descrever porque o trabalho é um elemento importante na transformação do espaço geográfico. Para isso assistam o vídeo e depois façam uma leitura do livro didático página 25 até a página 30.


Na questão número 2, façam a leitura do livro didático das páginas 34, 35 e 36 e vejam o vídeo a seguir, faça a associação 

Na questão 3, assista o vídeo abaixo e faça a leitura da página 36,  ‘instrumentos de orientação’. Queremos que vocês nos digam uma experiência que tiveram com o GPS, já precisaram utilizar o GPS para chegar a algum local e não conseguiram? Ou só conseguiram chegar a um determinado lugar devido a utilização do GPS. 

Na questão 4, leiam o texto da página 37 e 38 e assistam o vídeo para facilitar a resolução das atividades.

SE PRECISAR DE AJUDA, TEREMOS O MAIOR PRAZER EM ATENDE-LO. NOS ENVIEM MENSAGEM PELO MESSENGER E VAMOS CONVERSAR.

PERÍODO MATUTINO
PROFESSORA: ANA    TURMAS: 6B, 6C e 6F.


Orientações e Vídeos Referentes ao Caderno III 




😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃
HELLO STUDENTS! Sugiro que assistam esses vídeos sobre pronúncia dos números e membros da família.
Att, Professora Lídia 




Caderno III - Orientações e Vídeos Aulas










E.M. Dr Eduardo Olímpio Machado

Prof. Conrado Petrallas de Faria

Caderno de Atividades II – Semana entre os dias 25 a 29/05/2020

Assista a Vídeo Aula da Explicação:

Atletismo / Jogos Olímpicos – VÍDEOS








Após vocês terem assistirem aos vídeos, e  utilizando os conhecimentos já trabalhados em sala de Aula, resolvam as Atividades relacionadas ao conteúdo,  logo abaixo: Referente às páginas 82, 83 e 84 do Caderno de Atividades II.



😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃 

Assista a Vídeo Aula com a explicação das atividades:

😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀😀
























quinta-feira, 21 de maio de 2020

2° Bimestre - 2020

Sejam todos bem vindos alunos dos 6° aos 9° anos!

Estamos começando mais um bimestre! E mesmo sendo um ano diferente, estamos todos torcendo pelo sucesso de vocês!
Segue abaixo o Caderno de Atividades Curriculares Domiciliares II (qual poderá ser impresso ou copiado no seu caderno).

😀Para acessar as atividades basta clicar no
seu ano:

6° Anos

7° anos

8° Anos

9° anos




quarta-feira, 6 de maio de 2020

Professora Michelle (ciências)

Olá seus lindos e suas lindas!! Prof Michele aqui... que tal algumas indicações de filmes e um passei virtual??
Hoje trago a vocês algo divertido para essas férias que vamos ter...
Aqui neste link temos o Museu Nacional de História Natural de Washington DC – Estados Unidos:

https://naturalhistory.si.edu/visit/virtual-tour

Nesse link você pode fazer um tur virtual e conhecer muitos fósseis de dinossauros, muito legal né?!

Agora como indicação de filmes temos:

-Perdido em Marte (muito bom observe sobre a atmosfera de marte, tudo que ele tem que fazer para ter água e sobreviver).

-WALL-E (filme de desenho da Pixar, muito bom para refletirmos sobre as consequências do nosso descuido com meio ambiente).

-Interestelar ( Filme mostra sobre viagens espaciais na tentativa de povoar outro planeta, fala muito de leis da física).

Por hoje é isso!! Aproveitem as férias com diversão inteligente meus queridos um beijo e até a volta!!!

Profª. Michele Soares - ciências

Educação Física (Professor Conrado)


Bom dia alunos!
Solicito que os meus alunos do 6° e do 9° anos assistam esse vídeo:
https://youtu.be/-IdX0VCjIc8

terça-feira, 5 de maio de 2020

Inglês (Professora Lídia)

Atividades para 04 e 05/05 - Inglês  7° Anos


Leia atentamente o texto abaixo e responda em português as questões.
My Family
Hi, my name is Emily. I am ten years old. This is my family. My father is Jason, he is a doctor
and my mother is Beth, she is a nurse. I have two brothers, Anny and Joe, they are twins and very
funny. Our house is very big, in front of it there is a big swimming pool and a beautiful garden, around
it there are a lot of white and yellow flowers and behind it there is a wonderful barbecue place. Every
weekend my grandparents, my uncles and my cousins come to my house. We are a very happy
family and we play a lot together.
a) Quantos anos Emily tem?______________________________________________________
b) Quais os nomes de seus pais e quais são as suas profissões?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
c) Como é a casa de Emily?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
d) Quem são os irmãos de Emily?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
2. Encontre no texto acima:
a) Uma frase com o verbo to be no singular.
______________________________________________________________________________
b) Uma frase com o verbo to be no plural.
______________________________________________________________________________
c) Duas cores. __________________________________________________________________
d) Uma frase com um pronome pessoal.
______________________________________________________________________________
e) Apalavra “Avós”, emInglês. ______________________________________________________________
3. Traduza o vocabulário abaixo:
a) Uncle=____________________________
b) ant=______________________________
c) counsin=___________________________
d) Grandmother=______________________
e) Grandfather=_______________________

4. Complete as frases usando o verbo to be, (am- is - are).
a) she ___________a dentist.
b) He ___________a doctor.
c) they__________teachers.
d) we __________ students.
e) I__________ intelligent

9° Anos

ESCOLA MUNICIPAL DR DR. EDUARDO OLÍMPIO MACHADO
Atividade de Língua Inglesa – 9º ano
Teacher: Lídia.
Bilinguals see the world in a different way, study suggests
Learning a foreign language literally changes the way we see the world, according to new
research. Panos Athanasopoulos, of Newcastle University, has found that bilingual speakers think
differently to those who only use one language. And you don't need to be fluent in the language to
feel the effects -- his research showed that it is language use, not proficiency, which makes the
difference. Working with both Japanese and English speakers, he looked at their language use and
proficiency, along with the length of time they had been in the country, and matched this against
how they perceived the colour blue. Colour perception is an ideal way of testing bilingual concepts
because there is a huge variation between where different languages place boundaries on the colour
spectrum.
(extracted from www.sciencedaily.com)
1. Escolha a alternativa que melhor complete a frase abaixo:
O experimento mencionado no texto acima utiliza percepção visual para testar os conceitos de
falantes bilíngues,
a) Já que eles literalmente tem concepções diferentes do mundo.
b) Embora eles prefiram pensar nas cores em sua língua nativa.
c) Porque eles não precisam ser fluentes na língua a ser testada.
d) Contanto que o teste seja feito com a percepção da cor azul.
e) Devido a diversidade significativa no espectro de cores entre as línguas.
2. Encontre no texto os verbos regulares e reescreva-os abaixo:
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
3. Escolha a alternativa que melhor traduz a frase: “Learning a foreign language literally
changes the way we see the world”.
a) Falar uma língua estrangeira ajuda a ver o mundo de outra forma.
b) Aprender uma língua estrangeira muda literalmente a maneira como vemos o mundo.
c) Aprender uma língua estrangeira muda completamente o nosso mundo.
d) Aprender outro idioma proporciona vantagens no mercado de trabalho.
4. Qual foi a descoberta de “Panos Athanasopoulos”
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
5. Os vocabulário abaixo para elaborar frases:
 Color - country - languages – need – English
a) __________________________________________________________________________
b) __________________________________________________________________________
c) __________________________________________________________________________
d) __________________________________________________________________________
e) __________________________________________________________________________

6° Anos



Língua Portuguesa (Professora Cicera) Atiidades para 05/05