segunda-feira, 13 de abril de 2020

Professora Lorena (Arte)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE
ESCOLA MUNICIPAL DR. EDUARDO OLÍMPIO MACHADO
ATIVIDADE DOMICILIAR DE ARTE- PROFª ESP. LORENA SIQUEIRA

7º ANO E

Instruções:
TODAS as atividades propostas serão realizadas somente no caderno de arte;
Após finalizar as atividades de Arte enviar as fotos via Messenger (do Facebook) com nome completo e série. Para comprovar que realizou o que foi solicitado;
Meu facebbok, só clicar no link, se houver alguma dúvida:



Atividade 01(copie o exto abaixo no caderno de arte)
ARTE BIZANTINA: EXPRESSÃO DE RIQUEZA E PODER
A afirmação do cristianismo coincidiu historicamente com o momento de esplendor da capital do Império Bizantino. Por isso, ao contrário da arte cristã primitiva, que era popular e simples, a arte cristã depois da oficialização do cristianismo assume um caráter majestoso, que exprime poder e riqueza. A arte bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado, representante de Deus e com poderes temporais e espirituais. Para que a arte atingisse melhor esse objetivo, uma série de convenções foram estabelecidas, tal como na arte egípcia. Uma delas foi a frontalidade, pois a postura rígida da figura leva o observador a uma atitude de respeito e veneração pelo personagem representado. Por outro lado, quando o artista reproduz frontalmente as figuras, ele mostra um respeito pelo observador, que vê nos soberanos e nas personagens sagradas seus senhores e protetores. Além da frontalidade, outras regras minuciosas foram estabelecidas pelos sacerdotes para os artistas, determinando o lugar de cada personagem sagrado na composição e indicando como deveriam ser os gestos, as mãos, os pés, as dobras das roupas e os símbolos. Enfim, tudo o que poderia ser representado estava rigorosamente determinado. As personalidades oficiais e os personagens sagrados passaram também a ser retratados de forma a trocar entre si seus elementos caracterizadores. Assim, a representação de personalidades oficiais sugeria que se tratava de personagens sagrados. Esse caráter majestoso da arte bizantina pode ser observado tanto na arquitetura como nos mosaicos e nas pinturas que decoram o interior das igrejas.
Imperador Justiniano, mosaico da igreja da São Vital, em Ravena.

Atividade 02(só observe e leia a explicação)
Mosaico: o luxo e a suntuosidade em pedras coloridas
O mosaico consiste na colocação, lado a lado, de pequenos pedaços de pedras de cores diferentes sobre uma superfície de gesso ou argamassa. Essas pedrinhas coloridas são dispostas de acordo com um desenho previamente determinado. A seguir, a superfície recebe uma solução de cal, areia e óleo que preenche os espaços vazios. Aderindo melhor os pedacinhos de pedra. Como resultado obtém-se uma obra semelhante à pintura.

Exemplos da Técnica de Mosaico

Agora é sua vez!!!
Usando uma folha inteira do caderno de arte fazer qualquer desenho da sua escolha e preencher esse desenho utilizando a Técnica de Mosaico.

  



 

PROFESSORA Célia (Inglês II)




https://www.youtube.com/watch?v=HZXpP6umHb4~

https://www.youtube.com/watch?v=hwhWX64N_ys

9º A, B e C.
Olá queridos alunos de Língua Inglesa II, para ajudá-los a entender melhor e revisar o conteúdo de palavras cognatas e falsos cognatos, pois já vimos em sala de aula, disponibilizei como sugestão esses dois vídeos que falam sobre o assunto e este texto super legal, leiam, pesquisem e me chamem no Plantão de Dúvidas da Escola Municipal Eduardo Olimpio Machado...
ESPERO POR VOCÊS!!!!

PALAVRAS COGNATAS
Palavras cognatas são aquelas que possuem a mesma origem, com grafias iguais ou semelhantes, e o mesmo significado, podendo possuir pequenas discrepâncias.
Essas palavras possuem o mesmo radical em dois idiomas distintos, sendo pertencentes à mesma família etimológica.
A língua inglesa apresenta uma grande quantidade de cognatos com a língua portuguesa.
Os cognatos possuem três classificações: idênticos, semelhantes e vagamente parecidos. Porém, deve-se ficar atento as palavras não cognatas. Essas palavras possuem uma grafia semelhante a algumas palavras da língua portuguesa, porém seu significado se difere totalmente do significado das palavras em português.
Accidental: acidental
Creation: criação
Comedy: comédia
Comic: cômico
Competition: competição
Composition: composição
Connect: conectar
Different: diferente
Economy: economia
Emotion: emoção
Example: exemplo
Future: futuro
Garage: garagem
Human: humano
Idea: ideia
Important: importante
Material: material
Minute: minuto
Mission: missão
Music: música
Pages: páginas
Persistente: persistente
Positive: positivo
Potential: potencial
Offensive: ofensivo
Other: outro
Reaction: reação
Regular: regular
Television: televisão
Video: vídeo

Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/educacao/fluencia-ingles-conheca-palavras-cognatas/

Professor Joaquim (Matemática)


7º Ano

Múltiplo e divisores de um número natural
Fazer:
- os exercícios do 1 ao 5 da página 10.
- o exercício 10 da página 11.
- os exercícios 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 da página 11.

https://www.youtube.com/watch?v=GpcPwx1bGwY

https://www.youtube.com/watch?v=MVxkuFoRSgc


Números Primos
Para resolver o exercício 6 da página 10.
Para resolver os exercícios 8, 9 e 10 da página 12.




Decomposição em números primos
Para resolver os exercícios 11, 12 e 13 da página 12.


MMC – Mínimo Múltiplo Comum 
Para resolver os exercícios 8 e 9 da página 11.

Problemas de MMC e MDC
Atividade 1: Exercício 7 da página 10.
Atividade 2: Exercícios 14, 15, 16, 17 e 18 das páginas 12 e 13.



PROFESSOR : JOSÉ CARLOS (Geografia)

 Caros Alunos estou a disposição de vocês para eventuais dúvidas na realização das atividades domiciliares nos seguintes períodos: Matutino – Sétimo B, Oitavos  A e B e Nonos A, B e C. As Terças, Quartas e Quintas Feiras e Vespertinos – Oitavos E e D e Nono D. As Segundas e Quartas Feiras.
As atividades domiciliares foram disponibilizadas no Facebook da escola e atividades  complementares serão adicionadas quando for necessárias.



Professores: Joaquim e Marinaldo (Aplicações Matemáticas)



Orientações das Atividade de Aplicações Matemáticas – 9°Anos A e D

TEXTO 1: Origami e Geometria
Para trabalhar com Origami devemos iniciar sempre com um quadrado.
Para fazer um quadrado com a folha sulfite (pode ser utilizada uma folha de caderno).
https://www.youtube.com/watch?v=EPL8tzWMaY4

Para cada atividade devemos ter um quadrado, portando iremos precisar de 3 quadrados.
Atividade 1:


Atividades 2 e 3:

TEXTO 2: Um problema: resolução e exploração
Atividade 1:
Utilizaremos a fatoração da diferença de dois quadrado:





Utilizaremos a fatoração da diferença de dois quadrado:


Atividade 1:
Para resolver este problema podemos iniciar chamando de C a cabeça do gigante, T para o tronco e P para pernas, em seguida ir anotando os dados conforme indica o enunciado, em seguida ir substituindo as expressões para resolve-las.
Dica: Altura do gigante = C+T+P
Atividade 2:
Relacionar a informação que o problema diz entre a mulher e o homem enquanto um caminho e o outro corre e a quantidade de vezes que eles se encontram.




Professor Ricardo (matemática)



BATERIA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA – 6º ANO VESPERTINO

Os números naturais
1) Escreva três números naturais ímpares consecutivos , entre os quais o menor seja 991.
R:

2) Responda qual é o antecessor do maior número natural par de três algarismos?
R:

3) Observe os números naturais abaixo e escreva o antecessor e o sucessor de cada um deles.
a) 658 
b) 1000
c) 8019
d) 51 000

4) Observe os números  abaixo e escreva três números naturais consecutivos, sabendo que o maior deles é:
a) 18 
b) 99
c) 799
d) 1500

5) Responda:
a) Qual é o sucessor de zero?
b) O número 3000 é sucessor de que número?
c) Qual é o menor número natural?

6) Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas questões abaixo:
a) (   ) 25 e 26 são números consecutivos.
b) (   ) o antecessor de 10 é 9, pois: 10 -1=9.
c) (   ) O antecessor de 50 é 51.
d) (   ) Todo número natural com exceção do zero, tem um antecessor.
e) (   ) 1,3,5,7,9,11 é uma sequência dos números naturais pares.
f) (   ) O sucessor de um número natural é obtido pelo acréscimo de uma unidade a ele.
g) (   ) Todo número natural tem um sucessor, pois a sequência dos números naturais é infinita.

7) Analise a sequência abaixo:
1,2,4,7,11,16,22…
Qual é o próximo número dessa sequência?
R:

8) Responda quantos números naturais existem entre 30 e 48?
R:

9) Calcule mentalmente e responda quantos números naturais existem de 25 até 50?
R:

10) Analise:
Para numerar de 5 até 50, quantos números escrevemos?
R:
PROBLEMAS E EXPRESSÕES ENVOLVENDO NÚMEROS NATURAIS.

Item 01. Uma empresa produziu, no primeiro trimestre de um ano, 6905 peças. No segundo trimestre, a mesma empresa produziu 765 peças a mais que no primeiro trimestre.
a) Quantas peças a empresa produziu no segundo trimestre?
R:
b) Quantas peças a empresa produziu no semestre?
R:
Item 02. Considere os números 645 e 335.
a) Determine a diferença entre eles.
R:
b) Adicione 5 unidades ao primeiro número e 5 unidades ao segundo número. Depois, calcule a diferença entre os novos números que você obteve.
R:
Item 03. Determine o valor das expressão numéricas:
a) 35 + 15 -28 =
R:
b) 84 + 16 – 70 – 25 =
R:
c) (17 + 9) -8 – (11 + 4) =
R:
d) 86 + (31 – 16 + 60) – (200 – 70 – 50) =
R:
Item 04. Qual é o valor numérico das expressões:
a) (90 + 10 – 88) . (75 – 70 + 15) =
R:
b) 70 – (5 . 4 + 2) . 3 =
R:
c) (8 . 5 + 21) . ( 101 – 3 . 18) =
R:
Item 05. Qual é o valor numérico das expressões a seguir ?
a) (100 – 36 + 16) : (35 + 48 -3) =
R:
b) (21 + 7) : (10 – 6) . (11 – 4) =
R:
c) (21 + 7) . (10 – 6) : (11 – 4) =
R:
Item 06. Escreva na forma de potência:
a) 10 . 10 . 10 . 10 . 10 =
b) 7 . 7. 7. 7. 7. 7. 7. 7. 7 =
c) 2 . 2 . 2 . 2 . 2 . 2 . 2 . 2 . 2 . 2 . 2=
d) 5 . 5 . 5 . 5= 54
Item 07. Calcule a potência:
a) 72 =
b) 26 =
c) 34 =
d) 172 =
e) 24 =
f) 100 =
g) 110 =
h) 1100 =
Item 08. Determine o valor das expressões numéricas:
a) 62 : 32 + 102 : 50 =
R:
b) 102 : 5 + 3 . 23 – 120 =
R:
c) 5 . 82 – 122 + 25 : 23 =
R:

Item 09. Quais dos números abaixo são primos?
a) 81
b) 227
c) 463
d) 101

   
                                                                                                             Bons estudos!
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ESCOLA MUNICIPAL DR. EDUARDO OLIMPIO MACHADO
PROFESSOR: RICARDO ABREU



ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


Potência e Raiz
                                                                                                               
1)Em 8² = 64, responda às seguintes perguntas:
a) Qual é a base?
b) Qual é o expoente?
c) Qual é a potência?

2)Escreva na forma de potência,depois dê os resultados:
a) 6 · 6 · 6 · 6 =
b) 9 · 9 =
c) 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 =
d) a · a · a · a · a =

3)Calcule o que se pede:
a) O quadrado de 15;
b) O dobro de 15;
c) O cubo de 8;
d) O triplo de 8;

4) Calcule:
a) √ 400 =             b)  √121 =
c)   √144 =            d)  √169 =
e)  √225 =              f) √625 =

5)  Calcule o valor das expressões (primeiro as potências):
a) 35 + 5²=              b) 50 - 4² = 
c) -18 + 10² =          d) -6² + 20 = 
e) -12 - 1⁷ =             f) -2⁵  -  40 = 

6)Reduza a uma só potência:
 a) 5⁶ . 5² =             b) x⁷. x⁸=
 c) x⁵ .x³ . x =          d) m⁷ . m⁰ . m⁵ =
 e) a . a² . a =          f) 2⁴ . 2 . 2⁹ =

7) Encontre as potências de:
a) (-3)⁷ : (-3)² =         b) (+4)¹⁰ : (+4)³ =
c) (-5)⁶ : (-5)² =         d) (+3)⁹ : (+3) = 
e) (-2)⁸ : (-2)⁵ =         f) (-3)⁷ : (-3) =.

8)Aplique a propriedade da potência de potência:
 a) [(-4)² ]³ =               b) [(+5)³ ]⁴ = 
 c) [(-3)³ ]² =               d) [(-7)³ ]³ =
 e) [(+2)⁴ ]⁵ =             f) [(-7)⁵ ]³ =

9)Calcule:
a) √25 + √16 =                    b) √9 - √49 =
c) √1 + √0 =                        d) √100 - √81 + √4 =
e) -√36 + √121 + √9 =        f) √144 + √169 -√81 =

10) Verifique se há a raiz dos seguintes números:
a) √4 =                     b) √-4 =
c) -√4 =                    d) √64 =
e) √-64 =                  f) -√64 =

Problemas sobre Potenciação

1) Em um estacionamento há 4 automóveis, em cada automóvel há 4 rodas e em cada roda há 4 parafusos. Qual é o total de parafusos desses 4 automóveis?

2) Em uma rua há duas casas e em cada casa há dois galinheiros. Em cada galinheiro há dois cercados, em cada há duas galinhas, e cada galinha tem dois pintinhos. Qual o total de pintinhos dessas casas?


3)Considere o seguinte problema:
Com apenas oito laranjeiras
formei o meu pomar.
São grandes e formosas,
bonitas de se olhar.

Cada uma com oito galhos,
cada galho com oito ramos,
cada ramo com oito frutas.

Contando com paciência,
um número de frutas encontrarei,
e na forma de potência
eu o escreverei...



a) Por que é possível a representação da quantidade de frutas em forma de potência?
b) Quantas laranjas existem no pomar?

4)Na segunda-feira 10 pessoas ficaram sabendo de uma fofoca. Na terça-feira cada uma contou a fofoca para outras 10, e estas, na quarta-feira, contaram para outras 10. Nenhuma dessas pessoas sabia da notícia antes.                                                 
a) Quantas pessoas ficaram sabendo da notícia na quarta-feira?

b) Até quarta-feira, quantas pessoas já sabiam da notícia?

5 )“Avatar nos conduz por um mundo espetacular além da imaginação, no qual um herói relutante embarca numa aventura épica, e acaba lutando para salvar o mundo alienígena que aprendeu a chamar de lar. "                                                                                                 (http://cinema10.com.br/filme/avatar)

A censura do filme “Avatar” é 14 anos. Se x é a idade de meu amigo, resolva a expressão a seguir e descubra se ele poderia assistir ao filme respeitando a classificação indicada.                                                                                                                       
                                                     
x = 40 – [5² + ( 2³ - 5 )] =

6) Mariana tinha 7 bolsas. Em cada bolsa 7 estojos. Em cada estojo 7 canetas. Quantas canetas ela tinha no total?



7)Em um programa de condicionamento físico, uma pessoa deve correr durante 7 dias. A cada dia deve percorrer uma distância igual  ao dobro do dia anterior. Comecei o programa na segunda-feira correndo 100 m, quantos metros correrei em 7 dias?



8) Pedro recebeu um e-mail com uma mensagem de amizade. No 1º dia  ele enviou esse e-mail para 3 pessoas. Essas 3 pessoas leram no 2º dia e enviaram para mais 3 pessoas e assim sucessivamente. Quantas pessoas leram o e-mail no 4º dia considerando que todas as pessoas fizeram os procedimentos acima?

9) Um gato come 5 ratos por dia. Quantos ratos 5 gatos comem em 5 dias?



a) 15
b) 25
c) 125
d) 625

10) Manuel deu, a cada um dos seus 6 amigos, 6 pacotes de 6 figurinhas cada. Quantas figurinhas ele deu, no total?


a) 18
b) 36
c) 42
d) 216




Professora Cicera (Língua Portuguesa)

Metodologia  da atividade complementar disponabilizada para os alunos do
7° ano  D/E

Os textos descritivos se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos, os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor). Diante da explicação, solicito que o aluno no primeiro momento, leia com atenção o texto  “A rota dos tijolos” de Cristina Porto. Após, copiar e responder as questões de interpretação do texto no caderno. Qualquer dúvida estou à disposição no Facebook (inbox).
Profª Cícera Martins