segunda-feira, 13 de abril de 2020

Professora Lorena (Arte)

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE
ESCOLA MUNICIPAL DR. EDUARDO OLÍMPIO MACHADO
ATIVIDADE DOMICILIAR DE ARTE- PROFª ESP. LORENA SIQUEIRA

7º ANO E

Instruções:
TODAS as atividades propostas serão realizadas somente no caderno de arte;
Após finalizar as atividades de Arte enviar as fotos via Messenger (do Facebook) com nome completo e série. Para comprovar que realizou o que foi solicitado;
Meu facebbok, só clicar no link, se houver alguma dúvida:



Atividade 01(copie o exto abaixo no caderno de arte)
ARTE BIZANTINA: EXPRESSÃO DE RIQUEZA E PODER
A afirmação do cristianismo coincidiu historicamente com o momento de esplendor da capital do Império Bizantino. Por isso, ao contrário da arte cristã primitiva, que era popular e simples, a arte cristã depois da oficialização do cristianismo assume um caráter majestoso, que exprime poder e riqueza. A arte bizantina tinha um objetivo: expressar a autoridade absoluta do imperador, considerado sagrado, representante de Deus e com poderes temporais e espirituais. Para que a arte atingisse melhor esse objetivo, uma série de convenções foram estabelecidas, tal como na arte egípcia. Uma delas foi a frontalidade, pois a postura rígida da figura leva o observador a uma atitude de respeito e veneração pelo personagem representado. Por outro lado, quando o artista reproduz frontalmente as figuras, ele mostra um respeito pelo observador, que vê nos soberanos e nas personagens sagradas seus senhores e protetores. Além da frontalidade, outras regras minuciosas foram estabelecidas pelos sacerdotes para os artistas, determinando o lugar de cada personagem sagrado na composição e indicando como deveriam ser os gestos, as mãos, os pés, as dobras das roupas e os símbolos. Enfim, tudo o que poderia ser representado estava rigorosamente determinado. As personalidades oficiais e os personagens sagrados passaram também a ser retratados de forma a trocar entre si seus elementos caracterizadores. Assim, a representação de personalidades oficiais sugeria que se tratava de personagens sagrados. Esse caráter majestoso da arte bizantina pode ser observado tanto na arquitetura como nos mosaicos e nas pinturas que decoram o interior das igrejas.
Imperador Justiniano, mosaico da igreja da São Vital, em Ravena.

Atividade 02(só observe e leia a explicação)
Mosaico: o luxo e a suntuosidade em pedras coloridas
O mosaico consiste na colocação, lado a lado, de pequenos pedaços de pedras de cores diferentes sobre uma superfície de gesso ou argamassa. Essas pedrinhas coloridas são dispostas de acordo com um desenho previamente determinado. A seguir, a superfície recebe uma solução de cal, areia e óleo que preenche os espaços vazios. Aderindo melhor os pedacinhos de pedra. Como resultado obtém-se uma obra semelhante à pintura.

Exemplos da Técnica de Mosaico

Agora é sua vez!!!
Usando uma folha inteira do caderno de arte fazer qualquer desenho da sua escolha e preencher esse desenho utilizando a Técnica de Mosaico.

  



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário