segunda-feira, 4 de maio de 2020

Disciplina: Matemática (Atividades para os dias 04 e 05/05)

6º ANOS



1. Arme e efetue as operações.
      Adição                Subtração        Multiplicação     Divisão     
a) 8 337 + 2 791     e) 2 620 – 945         i) 153 x 7    m) 7 650 : 3 
b) 7 594 + 5 872     f) 7 000 – 1096         j) 1 007 x 95     n) 11 376 : 2
c) 275 103 + 94 924     g) 11 011 – 7 997         k) 758 x 406    o) 4416 : 6
d) 8 649 + 7 514 + 3 211     h) 140 926 – 78 016      l) 1 782 x 240       p) 2 397 : 17
2. Resolva os problemas, mas não se esqueçam da organização de ideias, operações    e respostas:
   a)  Em cada caixote cabem 30 dúzias de laranjas. Um caminhão está carregado 
         com 80 caixotes de laranjas. Quantas laranjas, no total o caminhão está
         carregando?



  b) Comprei um carro por R$ 2.500,00 de entrada mais 24 prestações mensais de R$
      630,00. Ao final dos 24 meses, quanto terei pago pelo carro?




  c)  Luis e Vera foram encarregados de preparar os sanduíches para a festa surpresa 
       de Anita. Cada pão de fôrma dá para 12 sanduíches. São 22 os convidados e a
       previsão é que cada um coma 6 sanduíches. De quantos pães de fôrma eles vão
       precisar?


                   
d) No ensino fundamental de uma escola, há quatro classes de sexto ano e quatro de sétimo ano. Em cada sexto ano há 32 alunos e, em cada sétimo ano, 30 alunos. Quantos alunos há no total nos sextos e sétimos anos juntos nesta escola?


             

e) Duas dúzias de estojos custam R$ 384,00. Quanto custa 11 estojos?



f) Uma empresa faturou 1.430.820 reais em 2014 e em 2015 o seu faturamento foi de 2.020.460 reais. Em quantos reais aumentou o faturamento dessa empresa no período?

g) O dono da pousada Beira- Mar tem 1000 reais para comprar três aparelhos de TV. Um dos aparelhos custa 450 reais, o outro custa 384 reais, e o terceiro custa 328 reais. Para essas compras, sobrará ou faltará dinheiro? Quanto?


h) Se eu tivesse 750 reais a mais do que tenho, poderia comprar uma TV que custa 3500 reais e um DVD de 580 reais. Qual a quantia que tenho?

i) Dois comerciantes compraram mercadorias de uma fábrica. O primeiro comprou 20 aparelhos eletrônicos ao preço de 978 reais cada um. O segundo comprou 26 filmadoras ao preço de 796 reais cada uma. Qual deles gastou mais? Quanto a mais?


j) Ari comprou 5 caixas de suco. A vendedora verificou o preço da caixa e, como o pagamento foi à vista, fez um desconto de 76 reais. Com isso, pagou 304 reais pelas 5 caixas. Qual era o preço de cada caixa antes do desconto?

k) Um painel luminoso mostra figuras em movimento. Para conseguir esse efeito, o painel tem 65 linhas com 152 lâmpadas em cada linha e 12 linhas com 108 lâmpadas em cada linha. Quantas são as lâmpadas desse painel?

l) Uma família que veio dos EUA reservou para sua viagem de férias ao Brasil 15 cédulas de 50 dólares e 10 cédulas de 100 dólares. Ao chegar ao Brasil, um dólar valia 3 reais. Quantos reais a família reservou para a viagem?

7° Anos



 O CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS – Z
Os números +1, +2, +3, +4, ..., +25, ..., +100, ... são chamados números inteiros positivos.
Os números  -1, -2, -3, -4, -5, ..., -25, ..., -100, ... são chamados números inteiros negativos.
O conjunto formado pelos inteiros positivos, pelos inteiros negativos e pelo zero é chamado        conjuntos dos números inteiros e é representado pela letra Z.
Z = {..., -5, -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, ...}
A reta numérica

Observe a reta numérica em que os pontos A e P estão em destaque:


Em uma reta numérica:
cada ponto destacado é chamado imagem geométrica do número inteiro. Assim:
O ponto A é a imagem geométrica do número +2.
O ponto P é a imagem geométrica do número - 4.
cada número inteiro é chamado abscissa do ponto correspondente. Assim:
O número +2 é a abscissa do ponto A.
O número - 4 é a abscissa do ponto P.
ATIVIDADES
1. Construa uma reta numérica ( para cada item)  e escreve os números inteiros:
a) Compreendidos entre 1 e 7;

b) Compreendidos entre −3 e 3;

c) Compreendidos entre −4 e 2;

d) Compreendidos entre −2 e 4;

e) Compreendidos entre −5 e −1;

f) Compreendidos entre −6 e 0;

2.  Na reta numérica estão posicionados alguns personagens. Observe-os e identifique     à posição correspondente de cada um deles.

Se Tom está no lugar do -8, então, a personagem: Tatá corresponde ao número:
a) –7 b) –6 c) –5 d) –4
3. Durante uma experiência, um termômetro marcou a temperatura de 0 º C. Este           número marcado no termômetro é:



Este número marcado no termômetro é:
a) positivo b) neutro c) negativo    d) n.d.a.

4. O termômetro está marcando  –  10 °C:


Indique a temperatura que o termômetro irá marcar se aumentar 15 °C.
a) + 10 b) – 10 c) + 5 d) n.d.a.

COMPARAÇÃO E ORDENAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS


Acompanhe nesta reta numérica as três afirmações a seguir.

• +4 está à direita de 0; por isso dizemos que +4 > 0;
• 0 está à direita de - 3; por isso dizemos que 0 > - 3;
• - 1 está à direita de - 4; por isso dizemos que  - 4 <  - 1.
De modo geral, temos:
Considerando dois números inteiros quaisquer, o maior desses números é aquele que está à direita na reta numérica.
Obs.: Os < (menor) e > (maior).
Podemos ordenar os números utilizando o sucessor (número seguinte) ou o antecessor (número que vem antes).

ATIVIDADES
5. Responda:
a) Qual é o sucessor de +8?______
b) Qual é o sucessor de – 6? ______
c) Qual é o sucessor de 0? ______
d) Qual é o antecessor de +8? ______
e) Qual é o antecessor de – 6? ______

6.  Escreva o antecessor dos números:
a) +4 ______ e) – 799______
b) – 4 ______ f) +1000______
c) 54 ______ g) −1001______
d) – 68 ______ h) +300______

7. Escreva o sucessor dos números:
a)    −4 ______ e) – 897______
b) – 41 ______ f) +100______
c)   50 ______ g) −23______
d) – 67 ______ h) +277______

8. Carolina pegou o elevador no 3º subsolo (– 3) e desceu no 5º andar (+5). Quantos andares percorreu?




9.  Qual é o número maior? Circule.
a) +1 ou – 10 e) – 20 ou – 10
b) +30 ou 0 f) +20 ou – 30
c) – 20 ou 0 g) – 50 ou +50
d) +10 ou – 10 h) – 30 ou – 15

10. Compare os seguintes pares de números, utilizando os símbolos >, < ou =.
a) +2 _______ +3 k) −3 ______ −6
b) +5 ________ −5 l) −3 ______ −2
c) −3 ________ +4 m) −8 ______ −2
d) +1 ________ −1 n) 0 ________−5
e) −2 ________ −4 o) −4 ______ −3
f) 5 _________ −5 p) 40 ______ +40
g) −30 ______ −10 q) −85 ______ +85
h) 100 ______ −200 r) −450 _____ +300
i) −500 ______ 400 s) −500 _____ − 800
j) −2 __________ 0 t) −13 _________ 8













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