6° D, E e G
1) Faça a leitura do texto abaixo (Conto - Sinais de Pontuação - Ponto de Vista) identificando os sinais de pontuação presentes e escreva-os em seu caderno com suas respectivas funções:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Conto - Sinais de Pontuação
Pontos de Vista
Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão.
— Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
— Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
— Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.
— Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão".
— Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
— E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando.
— E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
— O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
— Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como agora!
— Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências. — Ou dar margem para outras interpretações...
— É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
— Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
— Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza: "A guerra começou!"
— Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
— Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
— Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
— O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
— Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.
Conto de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Will.
Revista Nova Escola - Edição Nº 165
Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/portuguesinho/sinaisPontuacao.php em 13/04/2020
2) No decorrer das nossas aulas trabalhamos com diferentes "Fábulas", fazendo uma análise das que foram apresentadas em sala de aula (A Raposa e a Cegonha e O Leão e o Ratinho), faça a leitura das mesmas novamente e escreva qual foi a mais interessante em seu ponto de vista logo abaixo:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
3) Separe as sílabas abaixo classificando-as em: monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo:
a) carroça___________________
b) ascender______________________
c) exceto____________________________
d) ilhado______________________________
e) saída______________________________
f) terra___________________________________
g) oceano_________________________________
h) ré______________________
i) mão_________________________
j) responsabilidade__________________________
4) Relembrando nossos estudos quanto ao texto de "Narrativa de Aventura", descreva abaixo as características e estrutura deste tipo de texto:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
5) Descreva ao lado das palavras abaixo a quantidade de letras e fonemas:
a) Chuva__________________
b) Ferro___________________
c) Singelo_________________
d) Acesso___________________
e) Campo___________________
f) Homem________________________
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirAlunos do 6º Ano Vespertino: D, E e G.
Vamos interagir por meio desta ferramenta?
Estão fazendo as atividades do Caderno da SEMED? Alguma dúvida?
As atividades extras que estão disponíveis correspondem aos nossos estudos quanto aos seguintes conteúdos:
1 - sinais de pontuação;
2- sílaba e suas respectivas classificações quanto ao número (monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba);
3 - narrativa de aventura, lembram do texto do livro didático "Moby Dick"?
Em que identificamos passo a passo da estrutura da narrativa, e na página 14 do livro didático contém a discriminação da estrutura no: ANOTE AÍ.
3 - fábulas - na aula presencial foi entregue o texto com a definição de fábula, onde foi experimentado e explicado pela professora junto às leituras de diferentes Fábulas a importância deste tipo de texto e suas características.
4 - letras e fonemas: página 32 do livro didático e também tivemos acesso a um material extra que foi passado no quadro, onde a professora explicou com maiores detalhes sobre letras e fonemas.
Vamos em frente!
As atividades extras podem copiar e responder no caderno...não há necessidade de impressão.
Estarei aqui todos os dias para auxiliar vocês.
Atenciosamente,
Professora Lucimar
Língua Portuguesa
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia queridos alunos!
ResponderExcluirPor favor, quem está fazendo as atividades e acompanhando o "blog", deixe aqui seu "oi" com nome.
Atenciosamente,
Professora Lucimar
Bom dia professora é para imprimir?
ResponderExcluirOlá! Não há necessidade de impressão, estas atividades podem ser copiadas e resolvidas no próprio caderno.
ResponderExcluirQual seu nome?
ExcluirIrei fazer as anotações dos alunos que estão interagindo por meio do blog.
Oi, estou fazendo às atividades Juliana do 6 ano D
ResponderExcluirBom dia queridos alunos!
ExcluirQue bom Juliana que você está interagindo e fazendo as atividades, tenha ótimos estudos. Qualquer dúvida estou sempre aqui.
Atenciosamente,
Professora Lucimar
Bom dia queridos alunos!
ResponderExcluirVamos concluir nossas atividades que até aqui foram propostas? Quem já conseguiu terminá-las? Coloque seu nome aqui.
Temos o Caderno de Atividades da SEMED e as atividades extras postadas dia 14/04/2020 aqui no blog.
Estou a disposição para todos os alunos, vamos intensificar nossos estudos.
Na próxima segunda-feira 27/04/2020 teremos mais atividades extras.
Fiquem atentos!
Atenciosamente,
Professora Lucimar
A aluna Vitória Carolina Falcão do 6 ano E, está de parabéns enviou foto das atividades do caderno da Semed já concluídas no dia 16/04/2020 e está interagindo por meio do Messenger.
ResponderExcluirE por aqui tbm estou acompanhando professora
ExcluirBom dia queridos alunos!
ResponderExcluirMais um aluno na data de ontem tirou dúvidas por meio do Messenger...Nicolas Lourenço do 6º Ano E. Vamos que vamos...intensificando nossos estudos!
Atenciosamente,
Professora Lucimar
Bom dia queridos alunos!
ResponderExcluirMais uma semana está encerrando e tenho certeza que aqueles que não colocaram comentários seja aqui no blog, ou por meio do Messenger e da página da escola estão desenvolvendo as atividades do caderno da SEMED e as extras que enviei.
Estou a disposição de todos vocês do 6º Ano: D, E e G.
Atenciosamente,
Professora Lucimar
Boa tarde queridos alunos!
ResponderExcluirComo estão os estudos?
Logo mais teremos mais atividades aqui no blog, assim como foi avisado no dia 22/04/2020.
Vamos fazer uma recordação sobre a linguagem verbal, não verbal e mista.(Páginas 18, 19 e 20 do livro didático).
Estou a disposição.
Atenciosamente,
Professora Lucimar